O mercado de escolas particulares do ensino básico no município de João Pessoa

Diante dos atuais investimentos privados que recentemente foram anunciados na oferta de serviços de ensino básico no município de João Pessoa, a Econsult estará apresentando semanalmente uma série de estudos sobre a caracterização e a evolução dos estabelecimentos de ensino privado, em todas as etapas da educação básica.

Para um melhor entendimento das estatísticas que serão apresentadas é preciso fazer inicialmente algumas considerações:

  • Para apresentar a caracterização e a distribuição dos estabelecimentos privados na área de ensino básico em João Pessoa, serão utilizados os registros administrativos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) disponibilizados pelo Ministério da Economia.
  • Serão considerados apenas os estabelecimentos que são registrados pelo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • É natural dentro do setor privado de ensino básico, uma mesma empresa possuir mais de um CNPJ, dado que elas fazem uma distribuição das etapas de ensino por CNPJ diferentes, mesmo estando todos os alunos alocados em uma única escola.
  • Não serão apresentados indicadores qualitativos da educação, dado que a análise se restringirá a apresentar apenas indicadores administrativos sobre os estabelecimentos e também sobre os seus empregados com carteira de trabalho assinada;
  • É importante destacar que neste setor, os registros administrativos da RAIS, relativos a rendimentos, principalmente de professores, muitas vezes podem estar subestimados, dado a diferença existente entre o valor efetivamente pago pelo estabelecimento e os salários registrados na carteira.
  • Os números apresentados se referem as escolas particulares na três etapas do ensino básico: ensino infantil (creche e pré-escolar), ensino fundamental e ensino médio.

Em 10 anos, João Pessoa registra crescimento de 27% no número de escolas particulares do ensino básico

Segundo dados da RAIS, no período de 2008 a 2017, o número de escolas particulares do ensino infantil, fundamental e médio em João Pessoa, cresceu cerca de 27%, saindo de um total de 248 estabelecimentos em 2008, para um contingente de 315 unidades no ensino privados. O ano que registrou o maior surgimento desses estabelecimentos foi 2016, quando 16 novas escolas passaram a integrar a economia pessoense.

Gráfico 1: Total de estabelecimentos privados nas etapas do ensino básico – João Pessoa, 2008 a 2017

Fonte: RAIS. Ministério da Economia. Secretaria de Trabalho. Elaboração: Econsult